Proposta de emprego de giroscópio e acelerômetro na perícia de acidentes automobilísticos

Vinícius de Oliveira Lima, Z. Ricardo

Resumo


Os módulos de airbag que equipam os atuais veículos são responsáveis por acionar a deflagração de suas bolsas, quando certo limiar de desaceleração é percebido pelo seu sensor. Quando este limiar é atingido, dados de colisão como aceleração, velocidade, situação do pedal de freio (pressionado ou não) e estado dos cintos de segurança (tensionados ou não) são gravados na memória do módulo. Em países desenvolvidos existem scanners capazes de extrair essas informações e gerar relatórios extremamente úteis para análise forense de acidentes de trânsito. Porém, na grande maioria dos casos, esses scanners não são compatíveis com os veículos fabricados no Brasil ou são de uso exclusivo das montadoras, por isso, a análise pericial fica prejudicada. Esse trabalho pretende propor uma solução de baixo custo que possa ser embarcada nos veículos, como por exemplo em viaturas policiais, e que grave, de maneira simples e confiável os dados de velocidade angular e aceleração de uma eventual colisão. O equipamento proposto seria útil, ainda, no estudo do funcionamento dos módulos de airbag dos veículos nacionais, na medida em que geraria resultados para servir de comparação com os módulos das montadoras.


Palavras-chave


Airbag; Módulo; Acelerômetro; Giroscópio; Pré-tensionador; Caixa preta; Acidente de trânsito; EDR

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v6i1.149

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