Speed determination at the accident scene: needle slap effect

Charles Albert Andrade, Jorge Luiz Farias, Juliano de Andrade Gomes

Resumo


Nas reconstruções de acidentes de trânsito é muito importante determinar a velocidade do veículo no momento da colisão. Como se segue, pode-se utilizar as Leis da Física ou métodos alternativos. Nesta perspectiva, uma técnica interessante para estabelecer essa velocidade é o efeito needle slap, em que uma marca é feita na face do mostrador do velocímetro pela agulha no momento do impacto. Neste artigo, mostra-se como identificar esse efeito usando as seguintes técnicas de laboratório: Espectroscopia Raman, para provar a transferência de material entre a face do painel e a agulha; Comparador Vídeo Espectral, para encontrar marcas luminescentes e de fricção da agulha no painel do velocímetro; Microscópio Óptico, para investigar alterações das características morfológicas no mostrador do velocímetro. Para isso, painéis de carros e motos que haviam se envolvido em colisões frontais foram analisados. Entretanto, como em alguns casos é inviável remover o painel de instrumentos para a análise em laboratório, será mostrado como usar um conjunto de luzes (lanternas), combinadas com vários filtros (óculos) para detectar esse fenômeno na cena do acidente.


Palavras-chave


Needle slap effect; Accident reconstruction; Speed determination; Frontal collision

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DOI: http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v4i2.87

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